segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

[Tutorial Cosplay] A Escolha do Tecido!

Olá pessoal, tudo bem com vcs?! vamos a mais um tutorialzinho do Blog, e dessa vez, é algo essencial para qualquer cosplay: Os Tecidos! Como escolher os tecidos do cosplay? é algo que, principalmente para os cosplayers mais novatos é um tanto chato, mas não é difícil! Vou deixar aqui um tutorial bem básico que pode ajudar muito, então vamos lá!


1° Passo: Para você ter uma noção boa, faça um dossiê de fotos do seu personagem, tente pegar as roupas de todos os ângulos possíveis e imprima! Isso será importante pra vc poder comparar o tecido mais tarde na loja mesmo!

 Pode-se fazer no paint mesmo, não precisa ser nada muito elaborado! (uma boa dica é usar fotos de cosplayers que já fizeram o personagem, pode ajudar na visualização do tecido!)

2° Passo: Esse passo precisa de tempo e paciência, pois nem sempre é fácil achar os tecidos... analise BEM as imagens e tente ter uma ideia de como fará cada peça... veja o caimento de cada peça da roupa, faça diferença entre tecidos que precisarão ser mais "durinhos" que outros, afinal há uma grande variedades de tecido no mercado...

DICA: uma dica importante que pode fazer toda a diferença é você tentar conversar com alguém que já tenha alguma experiência (como uma costureira por exemplo) e mostrar as fotos pra agilizar o trabalho!


3° Passo: Essa é a parte mais trabalhosa, que é a compra do tecido você pode ficar uma tarde inteira procurando o tecido correto! Se você já sabe qual tecido usar é mais fácil, só peça pra atendente o tecido correto e o metro que vc vai querer =3... porém se não souber não tem problema, pois as atendentes da loja irão te ajudar! Não tenha vergonha de mostrar as fotos e perguntar pra elas, elas estão lá pra isso mesmo!

ATENÇÃO: só cuidado para ver se elas não irão te passar a perna XD, às vezes elas não tem tanto conhecimento e podem te dar um tecido não tão bom, tente ver todos sempre, com cautela, para ver qual o mais parecido com o do personagem e tente sempre usar a dica acima, ela ajuda muito! Se possível, tente sempre achar a moça com alguma experiência ou alguma que já tenha atendido vc bem alguma vez!

cuidado com a variedade de tecidos existentes! peça pra ver os que mais parecem com o que você quer com cautela e só peça pra atendente cortar quando tiver CERTEZA, uma vez que cortado, vc terá de comprar o tecido!

4° Passo: Como saber o quanto de metragem é necessária? às vezes podemos cometer erros e comprar menos ou mais tecidos do que precisávamos! Mas não se desespere, se você não souber, tente medir o que você precisa em si mesmo, ou então, mais fácil ainda, diga para a atendente o que você pretende fazer com o tecido (uma blusa, vestido, etc) elas são peritas nisso e podem te ajudar! Elas ja salvaram minha vida muitas vezes hehe XD...


IMPORTANTE: Não gaste dinheiro à toa! verifique a metragem exata para o cosplay e se caso sobrar tecido, GUARDE, você poderá usar num projeto futuro! ;)

Então pessoal era isso, como podem ver não tem mistério e também não tem um jeito "certo" ou "errado" de fazer isso, apenas fiz esse tutorial para tentar ajudar ou até mesmo facilitar o trabalho do pessoal ^ ^... esse é o método que uso pra comprar os tecidos dos meus cosplays, espero que tenham gostado!

2 comentários:

  1. boa dicas *----*
    basicamente é o que eu faço....
    e medida que voce vai adquirindo tecido voce ganha um nivel de experencia nele...particularmente hj sou bem melhor em escolha do tecido do que quando comecei

    o meu azar é que quase sempre a atendente da loja de tecido não conhece muito sobre eles - porque ou é nova na loja..ou tá acostumada a vender o basico - tricoline, malha, oxford, cetim =X
    e quantas vezes elas não tentaram me passar a perna nessa.... =X
    não sabe diferenciar sarja de brim e me querendo empurrar qualquer coisa -as vezes mais caro do que o pretendo comprar.

    mas ótimo .... belas dicas *-*
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhasuhas verdade Kelly, somente a pratica leva ao conhecimento ne? *-* me lembro que nos meus primeiros cosplays eu levava minha mãe junto pra achar o tecido certo pq eu não sabia nadica de nada 8D UHAUHSUHAUHS...

      O que sempre tento fazer é mostrar pra minha costureira, ela sabe exatamente quais tecidos usados em cada roupa e fazemos uma pequena lista, daí levamos à loja e perguntamos à atendente ;)... porque SEMPRE vai ter aquela que realmente não entende mto ne? >< auhsuhauhs...

      que bom que gostou querida <3
      bjus

      Excluir