quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Internet: O que postar o que NÃO postar?

Olá pessoal, tudo bem com todos?! Ontem me deparei com uma situação bem desagradável e me senti brutalmente prejudicada quanto à isto. Não vou citar nomes porque eu não estou aqui pra prejudicar quem quer que seja.. quem acompanhou ontem no meu Facebook sabe do que se trata e o que exatamente o que aconteceu.

A minha meta aqui não é simplesmente meter a minha opinião goela a baixo nos leitores, mas sim, tentar fazer com que esse tipo de "erro" desnecessário não aconteça mais, COM NINGUÉM. Óbvio que tudo foi resolvido ontem: os publicadores da notícia reconhecerem o erro, tiraram a minha citação no site e o nome da pessoa que foi citada no texto... Porém, a notícia ficou o dia todo ali, pra todo mundo ler, já fez um estrago enorme e tudo isso poderia ter sido evitado. Por isso, quero deixar a minha humilde opinião e algumas dicas do que devemos postar, e o mais importante, do que NÃO devemos postar em nossos sites/blogs.


Para muitas pessoas, assim como para mim, ter um Blog/Site é um Hobby e uma diversão. Mas isso não deixa de ser também, um meio de informação importante para os seguidores e para todos no meio virtual. As pessoas acessam os blogs e sites na internet para lerem notícias, verem fotos, enfim, procurarem o que gostam e se informarem também. Hoje em dia a internet é o principal meio de se manter informado, por isso, qualquer jornalista, blogueiro ou escritor deve estar atento com o que vai informar em seu site.

E é justamente pelos nossos sites serem esse meio de informação que a veracidade sempre deve estar presente em qualquer postagem que seja, e isso não serve só pra quem posta mentiras em seu sites, ein?! Por exemplo: você vai postar sobre uma pessoa mas não tem certeza do que ela realmente faz, o que você faria? A resposta mais correta deve ser: se informe sobre o assunto ou simplesmente NÃO poste, oculte essa informação, mas não tente postar porque "você acha que ela é isso ou aquilo", a verdade pode ser bem diferente do que você acha que é.

O simples fato de você postar um detalhezinho que seja errado no seu site, já quebra toda a confiança que os leitores tem para com ele, e o pior: você pode prejudicar a pessoa a que você se referiu. Por isso, pessoal, a dica principal seria essa: PROCUREM, REVISEM, PENSEM.
Não postem só porque vocês acham que deveriam postar. Procurem a verdade, se informem, e principalmente, se forem citar o nome de alguém que não seja um ator famoso ou uma pessoa pública, PEÇAM permissão, nem todo mundo gosta de ter o nome publicado e também, dependendo da postagem, vocês podem acabar por ofender a pessoa mesmo que sem querer.


Para facilitar, fiz uma pequena listinha do que devemos lembrar sempre na hora de postar:

1) INFORME-SE sempre! a veracidade é a lei número 1 de qualquer meio importante de informação.

2) Melhor não informar do que informar errado. Não tem certeza daquele detalhe? NÃO POSTE, na dúvida melhor o silêncio do que uma informação errada!

3) CREDITE tudo que você for usar: sejam elas fotos, vídeos ou qualquer coisa que seja de outras pessoas.

4) EVITE CITAR NOMES de pessoas não-famosas em seus sites. Se precisarem postar, peçam permissão à esta pessoa, nem todo mundo gosta de ter o nome publicado e dependendo da postagem, melhor nem citar mesmo.

5) PORTUGUÊS: Internet ou não, a linguagem gramatical é de extrema importância para qualquer texto. Não sabe exatamente o que a palavra quer dizer? NÃO USE ou pesquise sobre ela antes de postar! Do contrário, ela pode estar escrita de forma errada ou pior, pode confundir o leitor!

Enfim pessoal, é isso... espero que essa postagem possa realmente ajudar a todos. Por favor, utilizem isso no seu dia-a-dia, são coisinhas pequenas mas que podem fazer muita diferença! Essas simples dicas podem ajudar e evitar muitos problemas ^ ^. Até a próxima! o/


CRÉDITOS: Make My Blog pela imagem que usei no post <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário